Quais são os tecidos naturais e quais são os sintéticos?

Posted by: wwwst Comments: 0 0 Post Date: 05/03/2019

No mundo dos vestuários há roupas compostas por tecidos naturais e também aquelas que contam com parte ou 100% de tecidos sintéticos, ou seja, produzidos “artificialmente”.

Saber as diferenças entre eles e  quais são as suas principais vantagens, é algo que pode fazer toda a diferença durante o seu dia a dia. Por isso hoje aqui no blog da Salvattorian, nós estaremos falando um pouco mais sobre essas variações.

O que são tecidos naturais?

Como o próprio nome já sugere, estes são tecidos produzidos “naturalmente”, ou seja, provenientes de algodão, seda, linho e também com lã. Estes tecidos geralmente são mais leves, mais frescos e que retém pouco calor (exceto peças lã).

Os tecidos naturais acabam amassando com facilidade, afinal suas fibras são mais sensíveis e acabam marcando conforme a pressão. Em muitos casos essas peças são mais elegantes, principalmente as de seda.

E essa sensibilidade e elegância acabam tornando a peça mais cara, além da necessidade de um cuidado maior, onde normalmente não podem ser lavadas na máquina.

tecido de algodao

O que são tecidos sintéticos?

É considerado um tecido sintético aquele que é feito de poliamida, nylon, lycra, viscose, poliéster, acrílico, acetato e elastano. Essas peças feitas artificialmente contam com pouca ou nenhuma passagem de ar, sendo mais grossos e com a aparência “plástica” e brilhosa.

Por ser mais firmes e praticamente sem “memória” de dobra, os tecidos sintéticos não amassam e são mais práticos. É um tecido mais barato, porém é preciso estar atento na hora de lavar e passar, pois o calor pode danificar a peça.

Por não transpirar, as peças feitas com tecidos sintéticos acabam lhe deixando com muito calor, principalmente no verão. É interessante em alguns casos, buscar roupas onde há um mix de fibras naturais e opções sintéticas. É bem comum encontrar peças com porcentagens acima de 50% de poliéster ou viscose e o restante em algodão.

Dicas de uso dos tecidos naturais e sintéticos

As roupas feitas com tecidos naturais são mais frescas e soltinhas, ótimas para os dias quentes. Quem usa roupa branca ou de cores claras, não chega nem a transpirar. Então a indicação é que estas peças sejam utilizadas em dias quentes e durante o verão.

Já as roupas sintéticas esquentam mais, não amassam, sendo uma ótima opção para o inverno e dias frios. Se você tem uma reunião importante e precisa estar com a camisa sem nenhum amassado, vá de sintético.

Olhando a etiqueta

Por serem tecidos feitos artificialmente, a tendência é que eles sejam mais baratos dos que roupas feitas com tecidos naturais. Então sempre que for comprar uma peça, observe as informações da etiqueta, e saiba se o preço está condizente com a realidade.

Salvattorian Curitiba / São José dos Pinhais

E se você está buscando peças do vestuário masculino em Curitiba e Região, saiba que a Salvattorian conta com uma grande variedade e ótimos preços. Estamos localizados na Rua Dona Izabel A Redentora, 1434, Centro, São José dos Pinhais – PR, dentro do Shopping São José, no piso L1, loja 156.

Nosso WhatsApp é o (41) 99755-0004

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Olá!
Clique em enviar que te direcionamos para o nosso WhatsApp :)
Powered by